jan 13, 2016
Tamy

Dicas para cumprir as resoluções de ano novo

Tenho paixão por listas, seja de supermercado, de itens a cumprir ou de sonhos a realizar. A grande magia da lista é o prazer de riscar itens com o gostinho de missão cumprida e sentimento de vitória. É uma sensação que recomendo a todas.

Como todo novo ciclo, o início de um novo ano costuma trazer expectativas, é uma folha em branco esperando por uma nova história. Sempre mentalizei coisas que eu gostaria de fazer, mas nunca organizei isso formalmente, então nesse início de 2016 decidi fazer uma lista com as resoluções de ano novo.

Como o risco de perder ou esquecer uma lista de papel é grande, usei a lista de lembretes do celular e lá anotei 21 itens que gostaria de cumprir até o dia 31 de dezembro. Alguns são fáceis e estão lá só para eu ter o que riscar em caso de insucesso, outros exigem um pouco de boa vontade e há os que são um pouco mais complicados.

Muitas vezes desejamos que ~as coisas~ mudem, esperando por um milagre que dificilmente acontece. Essa passividade diante da vida cria expectativas e frustrações. A clareza nos objetivos que se quer atingir é o primeiro passo para o planejamento, a priorização e a execução.

Algumas coisas que aprendi com as listas e costumam funcionar:

1. Escolha metas possíveis de atingir: suas metas podem ser ousadas mas não impossíveis ou muito distantes da realidade.

2. Depende de você: a única pessoa que podemos mudar somos nós mesmos. Colocar itens que dependam de terceiros é arriscado.

3. Prazo: depois de fazer sua lista, estipule prazos para que as coisas aconteçam. Metas a curto, médio e curto prazo. Senão o monstrinho procrastinador agirá para que você adie seus objetivos até 30/12.

4. Equílibrio sempre: sua lista tem 10 itens profissionais e 1 pessoal? Cuidado! Frequentemente somos levadas a acreditar que a vida se resume à conquistas financeiras, mas o ser humano vai muito além disso e quando algo está desequilibrado os problemas costumam surgir.

5. Controle-se: se os seus objetivos incluem autocontrole (comer melhor, fazer exercícios, economizar), pode ser uma boa ideia compartilhar suas metas com alguém que possa ajudar. Assim, quando bater aquela vontade de fugir do controle, essa pessoa poderá auxiliar com um providencial puxão de orelha.

6. Faça acontecer: lista pronta, equilibrada e revisada? É hora de colocar em prática, afinal já estamos na metade de janeiro! Levante dessa cadeira e vá atrás de seus sonhos.

Livros que podem ajudar

Se os seus objetivos incluem mudanças de hábitos e vontade de ser mais organizada, tenho alguns livros para indicar que me ajudaram e podem lhe ajudar também:

O poder do hábito

Com histórias inspiradoras e estudos interessantes sobre como os hábitos são registrados no cérebro, esse livro é ótimo para quem gosta de ter um pouco de teoria antes de colocar as coisas em prática e ajuda a entender como estabelecer novas formas de agir e pensar.

A mágica da arrumação

Esse é ótimo para quem incluiu na lista “ser mais organizada”, “ser menos consumista” ou só quer usar aquela saia que está encalhada desde 2005. A japonesa Marie Kondo é fanática por organização e desenvolveu um método simples que pode lhe ajudar a vencer alguns resoluções.
Coloquei em prática em 2015 e me ajudou muito!

Um 2016 cheio de realizações para todas!

____

PS.: fazer postagens como essa está na minha lista de resoluções 🙂 . O que tem na sua?

10 Comments

  • Espero que 2016 seja O ANO de todos!!! O meu vai ser com a graça de Deus! 😀

  • Esse livro da Marie Kondo é perigosíssimo. Você lê e quer jogar 75% das suas coisas fora, hahahah 😛
    Gostei da sugestão do primeiro livro! Mesmo sem ter lido o livro, venho tentando criar o hábito das coisas. Tem funcionado.
    Que o ano de todos nós seja maravilhoso!
    Beijos

    • HAHAHAHA SIM! Meu marido ficou bem preocupado, mas logo contaminei ele também! Jogamos muita coisa fora e tem mais uma pilha de coisas esperando. Parece que minha casa respira melhor, sabe?

      O método me provou (embora várias teorias já falassem sobre isso) que preciso de BEM MENOS para viver feliz <3

  • então não sou só eu nesse mundão que faz listas hahahhaa
    todo ano eu faço uma lista de metas e desejos e a sensação de riscar itens não tem preço <3

  • Tamy fala um pouco mais desse livro da Marie Kondo;)

  • Eu espero conseguir cumprir o que quero. Na verdade, não existe nada a curto prazo, é tudo a longo prazo, mas espero não desistir de nada no meio do caminho. 😉

  • Já fiz minha listinha de 2016 e coloquei dentro da minha Bíbkia. Que a gente realize tudo! 😉
    Já namorei esse livro da Marie Kondo nas livrarias, mas não comprei. Quero adquiri-lo agora após seu feedback positivo! Bjoss

  • Adorei o post! Esse ano estou fazendo lista mensal
    Bjinhos

  • […] animou? Quer tentar? Confira nesse post algumas dicas para chegar em dezembro com a sensação de dever […]

  • Ótimas dicas,adoroooooooo

    Bjoo

publicidade

Histórico de posts