ago 17, 2015
Tamy

Umectação capilar com óleo de coco extravirgem

O óleo de coco extravirgem ajuda a combater o colesterol, acelera a cicatrização e oferece uma série de benefícios à saúde. Mas você sabia que ele também faz um bem danado ao cabelo?

O processo se chama umectação capilar e consiste em repor a nutrientes nos fios utilizando óleos naturais sem aditivos. Ao contrário dos silicones, a umectação ocorre de dentro para fora. Dizem que o processo é utilizado pelas indianas há muito tempo e que usam para que os fios cresçam mais rápido (elas cortam os cabelos e fazem oferendas).

A umectação pode ser feita com qualquer óleo vegetal extra virgem como o de oliva (a Julia do blog Frescurinha ensina a fazer aqui) ou o de coco. Esse post é sobre a umectação capilar com óleo de coco, aquele que se usa para cozinhar mesmo 🙂

Eu não sou adepta de receitas caseiras para os cabelos. Mas o uso do Roacutan destruiu meus cabelos (leia mais aqui e aqui), que já eram ressecados antes do medicamento. Com o aumento da dose, senti uma diferença enorme e meu cabelo ficou tão destruído que optei por cortar bem curtinho. Foi aí que a santa Naiara comentou sobre o óleo de coco e me deixou curiosa sobre o assunto (milhões de obrigada!).

Mesmo com o corte e com hidratações com todos os produtos possíveis e imagináveis, meu cabelo estava terrível. As pontas estavam super ressecadas e nem com escova permaneciam no lugar. Eu aplicava óleo hidratantes  e uma hora depois estava seco novamente. Nunca me aconteceu nada parecido, o cabelo não ficou assim nem quando fui do preto ao platinado em um dia só.

Então, mesmo não sendo fã de passar comida no cabelo, o desespero (e a Naiara) me estimulou a testar. Para nooooooossa alegria \o/

Como fazer umectação com óleo de coco?

Para começar você vai precisar de óleo de coco extravirgem. Leia bem os ingredientes e o rótulo para ter certeza, pois existe a “gordura de coco” que mistura óleo e outras coisas. Nós utilizaremos o extravirgem que é o óleo puro. Eu comprei no supermercado e custou cerca de R$25, mas você também pode encontrar em casas de produtos naturais e farmácias.

Em temperaturas abaixo de 25ºC o óleo de coco é sólido, para deixá-lo líquido basta colocar no microondas ou em água morna por alguns minutos. Eu usei cerca de 2 colheres de sopa para hidratar o meu cabelo e o do meu marido, que está deixando crescer e topou ser minha cobaia.

Líquido ele fica assim, transparente e super perfumado. Dá vontade de comer. 😛

Aplicação

Você pode aplicar no cabelo sujo (não é necessário lavar), mecha por mecha desde a raiz até as pontas. Quem procura o método das indianas para os fios crescerem mais rápido, pode massagear o couro cabeludo (ajuda na caspa também).

No meu caso, apliquei uma quantidade BEM generosa nas partes ressecadas.

Depois de aplicar, basta deixar agir por no mínimo 2 horas. Há quem deixe agindo a noite toda. Processo que irei testar na próxima vez.

Depois de agir basta lavar bem os fios usando um xampu transparente ou antiresíduos e aplicar o condicionador normalmente.

Tipos de cabelo e o óleo de coco

• O processo é super simples e serve para todos os tipos de fio. Meu marido tem o cabelo oleoso e o resultado foi bom;

• Percebi uma desbotada bem de leve na minha coloração;

• Vi muitas meninas comentando que o óleo de coco deixou o cabelo mais soltinho e liso. Mas também acompanho alguns blogs de garotas cacheadas que usam e dizem que é ótimo para deixar os cachos bonitos;

• Em cabelos danificados, o recomendado é fazer a aplicação uma vez por semana. Para quem está de bem com os fios, quinzenalmente é o indicado.

Resultados

Meu cabelo ficou muito macio, brilhante nas partes que não estão danificadas e mais obediente. A parte ressecada melhorou bastante mas está longe de ficar boa (só apliquei uma vez), acho que pode melhorar mais ainda com o uso contínuo.

O óleo sai por completo com a lavagem e os fios ficam soltinhos. Fiquei animada com a tal umectação e vou repetir essa semana, como devo ter mais um mês de medicamento pela frente, ele vai ajudar a sobreviver sem precisar raspar o cabelo ¬¬

No cabelo virgem do meu marido o resultado foi fantástico! A caspa sumiu e os fios brilham tanto que parece comercial de xampu. *___* (invejei)

Vou continuar aplicando nele para ver se realmente acelera o crescimento, mas o que posso afirmar até agora é que funcionou bem e que o cabelo não ficou oleoso.

E vocês? Já tentaram a umectação com algum tipo de óleo vegetal? Contem tudo 🙂

19 Comments

  • Sempre faço e amo, até o excesso de oleosidade melhorou muito, fora o qto o cabelo fica hidratado e soltinho.

    • Legal saber que ajuda com a oleosidade. Como se trata de aplicar um óleo, sempre temos a ideia de que isso irá piorar a situação 🙂

  • ai que legal!
    meu cabelo anda destruído… parei com a progressiva há 1 ano e 5 meses, cortei quase tudo (tinha um cabelão nas costas), mas ainda me restam as pontas alisadas e com resto de descoloração… ou seja, por mais que eu corte de 3 em 3 meses, o cabelo está judiado! Me planejei pra cortar mais um pedaço essa semana, e aí vou começar com o óleo de coco. Numa dessas ajuda a melhorar a aparência das pontas (que é a parte horrível do cabelo, pq a parte virgem está linda e brilhante).. e com a oleosidade na raiz, que tb tá pegando.
    Obrigada pela dica!!

  • Costumo fazer com azeite de oliva, mas quero testar esse de côco. Pro meu cabelo que é crespo, funciona super. Define melhor os cachos e dá aquela bombada na hidratação.

  • Ainda não fiz com óleo de côco, mas uso o de oliva ou o de rícino de vez em quando. O que notei que ajudou bastante quando meu cabelo tava mais triste foi tutano! Só que é nojentinho de fazer e o cheiro não é dos melhores, por isso misturava 1 colher de café do óleo na hidratação com creme 😉
    Bjs!

  • muito legal essa dica!!!!

  • Acabei de fazer. Deixei umas quatro horas, fui pedalar e acabei de lavar. Vamos ver como fica quando o cabelo secar 😀

  • ano passado fiz uma progressiva from hell que DESTRUIU meu cabelo. tive que tosar mas o aue sobrou estava bem elastico. fiz de um tudo pra melhorar ele, ate ficar meses sem tintura nem quimica alguma. ate wue descobri a umectacao com oleos vegetais 100% virgens. esses oleos sao soluveis em agua, por isso eles nao agarram nos fios como os minerais (que figem hidratar mas vampirizam o fio e nao deixam nada mais entrar, e os fios acabam secos e sem vida). tem oleo que beneficia mil aspectos, crescimento, deixar mais liso, vitaminas, hidratacao. e oleo combate oleo, entao com a umectacao o corpo entende que ja tem oleo e para de produzir em excesso. é maravilhoso. hj tenho cabelos lindos e prrfeitos. e coloridos. rs.

  • Meninaaaa…
    To passada com isso….vou testar…
    Mas meu cabelo tem a raiz oleosa…DA UM MEDINHO! auhauhaua

    O seu boy tem barba? alguém sabe como a barba lida com essa umectação? o.O

    • O boy tem cabelo oleoso e deu tudo certo. Ficou direitinho e livre de óleo.
      Não tinha pensado sobre a barba /o\ vc é gênia. Vou testar! HHAHAHAH (vou ver se a cobaia quer testar 😛 )

  • Que bom que gostou da dica! Não sei se mencionei antes, mas eu gosto de lavar meus cabelos todos os dias (não é um costume para todas as meninas de cabelos médios ou longos). a umectação tem salvado minhas pontas.

    A parte virgem dos meus cabelos também brilham muito. Muito bom!
    Beijos

    • Santa Naiara dos milagres capilares! Muito obrigada <3

  • Por eu ter um aumento absurdo de oleosidade por conta do desequilíbrio hormonal, minha médica pediu que eu voltasse a usar os shampoos dematologicos para queda e que alternasse com um shampo para raíz oleosa e pontas secas Eu não queria voltar a usar produtos com todos esses itens que já retirei pois senti melhora no cabelo, vocês acham que mesmo usando shampoo com sulfato eu consigo obter um pouquinho que seja de benefício mantendo os cuidados sem petrolatos e etc?

    • Olá!

      Eu usei xampu com sulfato por um tempo e não prejudicou os fios. 🙂
      Meu marido tem o cabelo oleoso e está usando o óleo, a oleosidade diminuiu. É importante passar também no couro cabeludo para regular e depois lavar bem!

      Espero que ajude. Me conta depois?

      Beijos

  • […] usava esse sapato, mas meu sentimento por ele segue o mesmo: amo muito! Mais amor que isso só pelo óleo de coco que salvou meu cabelo da desgraça […]

  • Quero usar…pq tem que utilizar xampu transparente ou anti residuos?

  • Cheguei a pegar na mão no super e não levei. vou repensar. tb achei q não era esse, fiquei na duvida :/

  • Ontem eu passei óleo de coco pela primeira vez e as áreas ressecadas estão melhores mesmo e o cabelo bem soltinho 🙂

  • Queria encumendar esse produto se for possível

publicidade

Histórico de posts