jul 14, 2015
Tamy

Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 2 meses

Terminei de tomar mais uma cartela de Roacutan / isotretinoína e assim encerrei mais um mês de tratamento. Como meu tratamento inicial recomendado era de 4 meses, agora estou partindo para a segunda fase.

Veja os posts anteriores para conferir as fotos do início do tratamento:

• Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 15 dias – início
• Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 1 mês

Os resultados e os efeitos colaterais estão mais visíveis. Vamos conferir nas fotos. Vale dizer que estou com delineador e máscara, mas sem produtos na pele (só protetor solar).

Resultado – 2 meses de uso Roacutan / isotretinoína

roacutan isotretinoína

Nesse último mês de tratamento só tive uma espinha das grandes e nem foi tão grande assim. Atualmente estou sem nenhuma lesão, essas marcas que aparecem na foto são lesões antigas que estão cicatrizando.

Os cravos sumiram. Aqueles que afloravam das bochechas desapareceram, sobraram apenas uns poucos no nariz e eu fico me segurando para não apertar porque eles saem com muita facilidade. Antes do tratamento eu tinha zilhões de cravos no nariz que não saiam de jeito algum.

Essa foto de pertinho mostra bem como está a pele: limpa e sem oleosidade. Os poros ainda estão um pouco abertos, mas bem menores que no mês passado.

Por falar em oleosidade, ela não existe mais. Aplico maquiagem de manhã cedo e quando vou tirar, por volta das 23h, ela ainda está intacta.

A caspa – problema que eu tenho desde sempre – também acabou. Perguntei ao médico se tem relação e ele disse que sim. Meu cabelo está mais seco que o habitual, mas não se pode ter tudo 😛

Efeitos colaterais – 2 meses

Estava tomando 20mg/dia de Roacutan / isotretinoína (agora já consigo até pronunciar o nome sem tropeçar!) e como disse no post anterior, os exames estavam normais até aqui.

Os próximos exames serão só em agosto. Mas os efeitos colaterais se intensificaram um pouco no último mês.

O ressecamento dos lábios segue firme e forte, a única coisa que resolve é Bepantol labial. Um dia desses eu perdi a bisnaguinha e usei o comum, meu lábio abriu e sangrou poucas horas depois. O nariz continua ressecando, mas está sangrando menos que antes. Nada assustador ou fora do comum.

As dores no corpo e o cansaço aumentaram e estão prejudicando minhas idas à academia. As dores nas articulações pioraram bastante. A pior delas é na ATM (mandíbula) pois eu tenho problema e faço tratamento.

Possivelmente por causa do cansaço e das dores eu não ando com o melhor humor do mundo. O marido reclamou um pouco, então estou me policiando. Os amigos mais próximos perceberam que eu mudei de 220V para 110V, ainda elétrica, mas um pouco menos 😛

Um sintoma que piorou muito foi a sensibilidade da pele, principalmente das mãos. As pontas dos dedos estão constantemente descascando e qualquer batida acaba em um corte/hematoma.

Entrando no terceiro mês

No terceiro mês de tratamento minha dose dobrou e irei tomar 20mg em um dia e 40mg no outro, intercalando os dias. No final do mês farei os exames novamente e a ideia é seguir assim até setembro quando irei encerrar.

Apesar de ter poucas lesões, o médico alertou que eu ainda terei acne no período menstrual e a ideia é “zerar” tudo isso.

Eu não levava muita fé em “zerar” no início do tratamento, mas depois de olhar as fotos do primeiro mês, acredito que é possível.

Quem tiver dúvidas ou sugestões, pode deixar nos comentários. Os outros posts estão ali embaixo e em agosto eu volto para continuar com a saga do Roacutan. 🙂

• Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 15 dias – início
• Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 1 mês

10 Comments

  • Ahhh Tamy Maria!!
    Que bom ver que está dando certo!!! Espero q o resultado final supere tdo o “sofrimento” desses efeitos colaterais…

    To na torcida, e acompanhando tuto! 😀

  • Mas gente, nossa geração tem que ter recall de ATM pq cada dia que passa descubro mais uma pessoa com problemas :/

    Que bom que as coisas tão evoluindo!

    • RECALL DE ATM JÁ! hahahahah eu conheço pelo menos umas 10 pessoas com problema 😛
      A minha estava tão errada que a irrigação do cérebro ficou comprometida e eu tinha tonturas, esquecimento, cansaço, escutava mal e outras coisinhas chatas. Acho que é a primeira vez que falo disso no blog, mas o tratamento mudou minha vida <3

      Mas se tiver um procon da ATM me avisa que eu quero indenização.

      • Também já descobri pra mais de 10 aqui. E meu caso a indicação era cirurgia ou aparelho + fisioterapia pra tentar escapar. Resultado? Meus dentes tão ficando retinhos, mas vez ou outra ainda me estala 🙁

        Fico até feliz por ter tanta gente diagnosticada pelo menos, pior é ficar com dor e n ter ideia de o q fazer e quem procurar 🙂

  • Mas guria, a diferença é enorme! tô muito feliz por ti! <3

    • Imagina o quanto eu estou feliz <3 🙂

  • Sempre tive a pele oleosa daí usava o protetor solar minesol 30 fps, agora minha pele está ressecada uso isotretinoina há 1 mês e 5 dias qual protetor solar você poderia me indicar ?

    • Olá Carolina!

      Eu também usava o Minesol, ele é ótimo e bem sequinho. Mas com a isotretinoína é melhor um protetor mais hidratante. Estou usando o Capital Soleil com cor de base FPS 50
      http://www.vichy.com.br/Produto/Detalhes/23

      Ele também é seco, mas mais hidratante 🙂
      Espero que ajude.

      Beijos

      • Obrigada pela dica,amanhã irei compra-lo.

  • […] • Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 15 dias – início • Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 1 mês • Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 2 meses […]

publicidade

Histórico de posts