jun 2, 2015
Tamy

Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 15 dias

Senta que lá vem a história

Comecei a ter problemas com a acne por volta dos 12 anos. Não tinha o rosto cheio de espinhas, mas nódulos horríveis que doíam muito e não sumiam nem com reza brava. Elas apareciam em todas as partes do corpo: no rosto, no tronco, nas axilas, nas coxas. Se vocês repararem em algumas fotos, perceberão que tenho uma cicatriz no nariz. Ela veio de uma espinha tão grande que chegou a dar febre. Também tenho cicatrizes em outras regiões.

Apesar da dor eu não me importava muito com a questão estética porque a maioria dos meus colegas também passava por isso e a aparência do meu caso estava longe de ser o pior.

Minha mãe se preocupava e vinha com várias receitas caseiras que incluiam chá de alface e simpatias e até por sal amargo. Um dia ela tentou me convencer a tomar creolina, foi uma briga mas consegui me salvar. Como nada funcionava, ela colocava a culpa na alimentação.

Quando a coisa ficou feia, fui ao médico. Eu morava no interior e tive que procurar um dermatologista em Curitiba. Ele passou um antibiótico que funcionava por um tempo, mas não evitava a volta do quadro. Foi assim que passei a adolescencia e juventude esperando a idade adulta, quando a acne me deixaria em paz.

Mas cheguei aos 32 anos e a acne só piorou. Eu tinha espinhas no couro cabeludo, dentro das orelhas, do nariz e até nas pálpebras. As do rosto nem sempre tinham a aparência tão feia porque não eram inflamadas e sim nódulos muito doloridos. Para fotografar para o blog eu passava um corretivo e tirava foto só em um ângulo pois os nódulos deformavam o queixo e o nariz.

No final de abril tive um surto com muitos nódulos em várias partes do rosto e corpo. Acordava com a dor e pela primeira vez tive vergonha de sair na rua pois todos ficavam perguntando e dando conselhos sobre alimentação. Como eu disse, a aparência não é de espinha comum e sim nódulos.

Fiquei preocupada, pois tenho um amplo histórico de câncer de pele na família e eu mesma já fiz cirurgia para retirar um pequeno tumor. Fui ao médico e ele receitou o tal Roacutan / Isotretinoína.

roacutan

Claro que eu já tinha escutado falar do medicamento. Mas as lendas urbanas sobre ele são tantas que eu sempre escolhi passar longe.

Pesquisei, pedi opiniões e a confusão sobre o assunto foi tão grande que depois de decidir tomar, pensei que seria uma boa ideia escrever sobre a minha experiência.

Lembrando que o Roacutan é um medicamento agressivo que só deve ser tomado com indicação médica e esse post não tem a intenção de estimular o uso e sim esclarecer quem possa estar em situação parecida com a minha e não sabe para onde correr.

O que é esse tal roacutan / isotretinoína?

Roacutan é o nome comercial para a isotretinoína, uma susbtância derivada da vitamina A que reduz o tamanho das glândulas produtoras de sebo.
Existem várias marcas que vendem o medicamento genérico e várias dosagens que variam caso a caso.

Quem pode tomar?

Antes de falar sobre quem pode tomar, é importante entender que a acne tem 5 graus, sendo classificada da seguinte maneira:

Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias, espinhas ou cistos.
Acne Grau II: cravos e espinhas pequenas – pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus;.
Acne Grau III: cravos, espinhas pequenas e cistos – lesões mais profundas e dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas;
Acne Grau IV: cravos, espinhas pequenas e cistos, que se comunicam causando inflamação mais grave e aspecto desfigurante;
Acne Grau V: acne com lesões graves, como cistos dolorosos que ulceram deixando grandes cicatrizes, acompanhado de sintomas como febre, mal estar e dor no corpo. É uma forma rara e mais comum no sexo masculino.

A isotretinoína é recomendada para formas graves de acne (do grau III em diante) e quadros resistentes a antibióticos e outros medicamentos.

É um medicamento com uma lista imensa de efeitos colaterais e contra-indicações, então cabe refletir se é mesmo necessário usar. Obviamente ele só é vendido com retenção de receita.

No meu caso, a acne atingiu o grau III e há muito tempo não reage a antibióticos. Por isso, depois de uma boa conversa o médico decidiu que o roacutan seria uma forma de resolver o problema.

Quais os cuidados e contra-indicações?

A isotretinoína pode causar deformações no feto, por isso é preciso fazer um teste de gravidez antes de começar a tomar e se comprometer a utilizar métodos contraceptivos eficazes durante e até 1 mês após o tratamento (o médico me pediu 3 meses). Lendas urbanas falam em 2 anos, mas o médico garantiu que isso não faz sentido.

A substância também exige bastante do fígado, por isso é feito um monitoramento do colesterol e um hemograma bem detalhado todos os meses.

Outro cuidado é que durante o tratamento não é recomendável beber álcool. E o filtro solar é obrigatório, mas isso eu nem preciso dizer porque todo mundo deveria usar filtro diariamente.

Não vou listar aqui as contra-indicações e efeitos colaterais porque a bula é enorme, a ideia desse post é contar a minha experiência. Para mais esclarecimentos o ideal é consultar um médico.

Minha experiência até aqui: primeiros 15 dias

Quando decidi que tomaria o medicamento, minha maior preocupação foi o efeito colateral que a grande maioria dos pacientes relata: ressecamento de tudo. Pele, lábios, olhos, boca, nariz, TUDO.

Costumo dizer que sou árida. Tomo os tais 2 litros de água que os médicos recomendam e mesmo assim tenho a pele seca (o nariz, os lábios, os olhos).
Fiquei morrendo de medo do tal ressecamento, então no mesmo dia em que comprei a isotretinoína, abasteci o estoque de Bepantol (comprei o Derma e o para os lábios). Também marquei com a oftalmologista e pedi ajuda nesse sentido. Da otorrino eu já tinha indicação para hidratar a mucosa do nariz, apenas levei mais a sério 😛

Como vocês podem perceber, eu me preparei e consultei muitos médicos. Sem essa de usar o “remédinho” porque a miga tá usando e para ela funcionou, ok?

Resseca mesmo?

Mesmo. Mesmíssimo. Comecei a sentir nos primeiros dias.
Como estava preparada, até agora o efeito não foi devastador. O Bepantol está dando conta dos lábios e tenho que usar um gel nos olhos antes de dormir (senão eles não abrem quando acordo 😛 ). Eu estava preparada para o pior, então não estou achando tão ruim.

O mais interessante é que só ressecou a região da cabeça. Minha grande preocupação eram as pernas que tem a pele super seca. Lá continuou tudo igual, ao menos por enquanto.

O que mais aconteceu de ruim?

A lista de coisas ruins que poderiam acontecer é bem grande. Há casos de alteração de humor e depressão. Por isso avisei algumas pessoas mais próximas para me alertarem caso eu ficasse “estranha”. Mas estou me sentindo ótima e super feliz com os resultados.

Além da “secura”, um dos efeitos colaterais que estou sentindo são dores nas articulações e na lombar, o que está me exigindo o dobro de disciplina para seguir com os exercícios físicos.

Ainda não peguei o resultado dos primeiros exames de sangue, quando saírem eu volto a falar sobre o assunto.

Está funcionando?

Esse era meu rosto no início do tratamento, dia 06 de maio. Ele já foi bem pior que isso, mas não tinha motivos para fotografar. Não pretendia mostrar aqui no blog, por isso a qualidade é ruim.

Notem que o queixo está mais inchado do lado esquerdo onde havia uma lesão bem grande. Como a maioria das lesões não tinha pus, um bom corretivo/base deixava a cor uniforme, só não mudava o relevo. Como eu sei que irão perguntar, a base milagrosa é o bastão da Kryolan.

Mesmo toda árida, com dor nas articulações e na lombar estou feliz da vida. Sabia que haveriam resultados, mas não achei que seriam tão rápidos.

Nos primeiros dias, a situação piorou e começou a estourar espinha por todos os lados. Só nos olhos eu tive duas! Depois elas foram secando e sumindo.

Ao final da primeira quinzena eu ainda tinha nódulos no queixo e na bochecha, mas eram menores e doíam bem pouco. Secavam em 2 ou 3 dias, sendo que o comum era levar uns 7 a 8.

As espinhas do couro cabeludo sumiram, posso pentear e secar o cabelo sem medo. \o/

Os poros dilatados em volta do nariz e na testa estão parecendo menores. A testa está tão lisinha que eu fico passando a mão pra ter certeza que é verdade <3

Para concluir (por enquanto)

Notem que eu coloquei o resultados positivos só depois de assustar muito 😛
É proposital. A isotretinoína é um medicamento cheio de restrições que deve ser usado com indicação médica e muita responsabilidade. Não é para uma espinhazinha ou um cravinho, para isso existem tratamentos que não irão afetar seu fígado e ressecar seus lábios 😉

Estou fechando o primeiro mês de tratamento. Fiz os exames de sangue e em breve volto para contar como estou indo. A princípio o médico indicou 4 meses usando a medicação. Até lá, sigam comigo 🙂

– – –

Responderei dúvidas e perguntas nos comentários dentro das minhas limitações como paciente. O restante posso buscar com o médico e reforço que quem deseja um ponto de vista profissional deve buscar um dermatologista que irá orientar adequadamente. 🙂

35 Comments

  • Nossa Tamy! Nunca imaginei que vc tinha acne. Sério mesmo.
    Fui uma adolescente super espinhenta, tinha acne grau IV, mas na época, minha mãe não me deixou usar o roacutan. Acabou que foi bom, pq descobri que era problema hormonal. Comecei a tomar anticoncepcional e tudo melhorou. Ainda hoje, passados mais de 10 anos, continuo com um pouco de acne, lógico que nem se compara ao que era, hoje em dia eu tenho cravinhos e eventualmente estoura uma ou outra espinha, mas nem de longe se parece com o que era. Tb sou cheia de cicatrizes no rosto, principalmente na testa, devido às espinhas medonhas.
    Esse mês parei de tomar anticoncepcional por outros problemas, e confesso que tô me cagando de medo de voltar ao que era =/ mas vamos lá, né
    Boa sorte no seu tratamento!! Só quem tem/teve acne sabe o quanto é sofrido! Pros outros pode parecer bobagem, mas não é.
    Beijos

    • Não estamos sofrendo sozinhas no mundo!
      Vamos nos abraçar!
      \___o___/

      • Não, não estamos sozinhas! Rsrsrs

        É sempre bom ouvir histórias de quem já fez ou está fazendo esse tratamento.

        Eu comecei a tomar o Roacutan há um mês atrás e resolvi criar um blog também para compartilhar a minha experiência: o http://multifacetadas.com.br/index.php/2015/06/19/diario-do-roacutan-1o-mes/.

        Dá uma passadinha lá.

        Beijos.

      • ABRAÇO COLETIVOOOOOOOOOOOOO \o/

    • Sei que muitos médicos recomendam anticoncepcional como medicamento para acne e isso funcionou para mim por muito tempo. Só que ultimamente venho repensando a questão do anticoncepcional (eu e a Anvisa, vale a pena pesquisar).
      Eu gostaria de ter tomado na adolescência. Teria me poupado muita cicatriz e muito sofrimento.
      Mas paciência, agora é abraçar o corretivo e seguir a vida.

      Tomara que a sua acne não volte. Mas se voltar, você já sabe que pode recorrer a um tratamento se o médico indicar.

      Bjss

  • Aiiii como vc é querida!
    Adorei o post! rs

    Tbm tenho (ou tive) grau III de acne que começou as 10 anos! (siimmmm fico/ficava com o rosto bem parecido com o da sua foto!), mas meu caso era apenas no rosto e pescoço…
    Quase nda nas outras partes do corpo…
    Fui num médico super conceituado aqui na cidade (depois de testar tdas as receitinhas caseiras, passar “água de arroz” no rosto e tbm ficar esperando a idade adulta pra tdo isso acabar!) q já logo me receitou o Roacutan!
    Claro q saí correndo!

    Achei uma dra linda do meu <3!
    Que me receitou um sabonetinho milagroso (que eu não vivo mais sem)
    E me explicou que meu rosto é mto sensível, ou seja NÃO POSSO PASSAR NDA…NADICA! Nem anti-idade posso usar…nem demaquilante mais vagabundinho…nda!
    É esquecer um diazinho o sabonete, e usar qualquer outro (e não é em barra não, usar outro bacanudo) e meu rosto "grita" e estoura mil espinhas/nódulos…HUAUHUHA
    Enfim, depois fiz um peeling que foi milagroso (fiquei aí uns 15 dias parecendo o Fred Krueger, but..) fiquei com a pele incrível! Os poros dilatados num melhorou MTOOO não, mas a acne sumiu! fiquei quase dois anos sem nem lembrar que eu era assim…ta voltando agora só, e to marcando já outro peeling! hauhaua

    Enfim, aprendi a lidar com a minha pele…parar de passar mil coisas (até bepantol me dá espinhas…rs)

    Espero que vc fiquei tão feliz com seu tratamento quanto eu fiquei com o meu!
    Estou ansiosa pra ver o antes/depois dessa foto!
    =*
    (desculpe o coment gigante, mas fico tão feliz de saber q não sou a única que sofre/sofria com essa praga de acne!rs)

    • Que bom que funcionou para você! Nunca fiz peeling, mas é possível que precise depois do tratamento. AHAHAHHA vamos fazer um filme de terror juntas?

      :*

  • Tamy, eu me identifiquei muito porque passei a adolescência toda achando que a vida adulta me salvaria das espinhas e…nada! Tomei Roacutan há bastante tempo, em 2003, e foi milagroso! Atualmente diminuiu bastante e só eventualmente aparecem algumas maiores. Mas escrevi mais prá dizer que os exames de sangue são importantíssimos durante o tratamento, porque o maior efeito colateral que tive (e soube de conhecidos tb) são alterações hepáticas. Com acompanhamento médico adequado (como bem falaste) quando termina o tratamento volta tudo ao normal.
    Adoro o teu blog!
    Beijão

    • A gente cresce com a ilusão que vai passar. E passa mesmo, é só procurar tratamento 😛

      Os exames são importantes, não adianta arrumar uma coisa e estragar outra né?

      Bjss

  • Muito esclarecedor seu posta, Tamy! Imagino o qto isso te incomodava! Espero que ao fim desses quatro meses vc esteja totalmente satisfeita!! :*

  • Tamy! Me identifiquei muito… Sempre tive acne desde os 12 anos. Passei em uns 20 dermatolgistas diferentes, experimentei todos os sabonetinhos e produtinhos milagrosos, tomei antibióticos, mudei radicalmente a alimentação…Tentei de tudo, nada adiantava!
    Tenho 26 anos e meu pai tem acne até hoje. Entao sabia q teria para sempre se não achasse uma solução… Até q na ultima tentativa me receitaram um anticoncepcional chamado Diane, muito conhecido por resolver quadros de acne. Quando comecei a tomá-lo tive enxaquecas seguidas de perca de visão (enxaqueca com aural)…era desesperador! Minha médica falou q era um indicio de que eu não posso tomar anticoncepcional composto nunca mais…isso poderia ter me custado um derrame. Depois desse susto o medo do Roacutan virou fichinha. Finalmente tomei o roacutan por 6 meses. Tive ressecamento nos lábios e nariz por apenas 2 meses. Até o quinto mês eu ainda tinha acnes pequenas, durante o tratamento perdi minha mãe 🙁 e fiquei morrendo de medo da depressão, mas graças a Deus nada aconteceu. Fui até o fim com o tratamento. No 6 mês finalmente senti minha pele lisinha como nunca vi na vida! Olho as fotos agora e parecem q tem efeito de photoshop na minha pele de tao lisinha que ta 🙂 Faz 3 meses q terminei o tratamento e não voltou nadinha nadinha =) É realmente uma escolha difícil e importante, mas vale o alerta que até o anticoncepcional q parece inofensivo pode ser um risco. A questão é levar o acompanhamento médico sempre a sério 😉

  • Tamy, boa sorte com o tratamento!
    Tenho certeza de que funcionará muito bem para você, ainda mais que provavelmente serão só 4 meses! Eu tomei Roacutan durante 8 meses, e os únicos efeitos colaterais que eu sofri foram ressecamento e muito sono! Não trocaria o tratamento por nenhum outro, ele realmente é muito eficaz e acho que, se a pessoa realmente não tem para onde correr, tem que se jogar nele sem medo! (Acompanhada de um médico, claro!)
    Conheço outras pessoas que usaram e nenhuma delas teve algum efeito colateral bizarro citado na bula. Realmente, este medicamento é cercado de lendas e histórias, mas deve ser mais pra colocar medo e fazer desistir mesmo! Se a pessoa se cuidar durante o período que está tomando, provavelmente os exames permanecerão normais… Como sei que este é o seu caso, é só esperar o tratamento acabar pra se livrar das espinhas de uma vez por todas!
    Beijos!

    • Se a gente lê a bula fica apavorada. Como eu já tinha lido (e me assustado) muito a respeito, aceitei bem. Até agora está tudo indo bem e não estou me sentindo mal.
      Espero que funcione direitinho 🙂

      Beijão

  • Poxa, Tamy! Esse post reacendeu minha vontade de comentar aqui. Hahaha
    Eu, como sempre, me identificando contigo.
    As minhas espinhas são exatamente como as suas. Esses “calombos” sem pus que ficam vermelhos e doem muito!
    Eu nunca me incomodei muito pq a aparência é facilmente melhorada com maquiagem. Só a deformação mesmo que irrita. Meu queixo e meu nariz estão sempre estranhos.
    Só fui me dar conta de que eu tinha um problema com acne quando acompanhei minha mãe numa consulta à dermatologista e a médica resolveu tratar a minha pele também, sem eu ter me manifestado. Segundo ela, eu tinha muita espinha. Fiquei chocada, pq nunca tinha me dado conta disso. Hahaha
    Enfim, fiz um tratamento menos agressivo e resolveu por um tempo. Isso já faz uns dois anos.
    Depois disso, voltei a ter as espinhas, mas era sempre uma ou duas de cada vez. Então ficava algum tempo com a pele limpa.
    Mas esse mês a coisa fugiu do controle. Eu nunca tive tantas de uma só vez e estou realmente incomodada. Esse teu post me esclareceu muito, pois andei lendo nos últimos dias sobre esse medicamento, mas alguns depoimentos me deixaram assustada.
    Acho que agora volto pra dermatologista.

    Beijo, sua linda!

    • Lauren querida <3

      Quando eu recebi a receita para tomar roacutan fiquei assustada com tudo que me contaram. Mas percebi que quem mais "assustava" nunca tinha tomado o medicamento. Eram histórias "do primo de um amigo de um amigo". Quem havia usado só tinha elogios.

      Decidi testar e se me sentisse mal iria parar. Tem efeitos colaterais? Tem! Mas vale a pena. É uma coisa a menos para se incomodar na vida 😛

      Vá ao médico e tire todas as suas dúvidas. No mínimo você vai aprender bastante sobre acne 😛

      Bjss

  • Tamy… sei muito bem passar por todos os métodos possíveis e não dar certo, além de esperar a “vida adulta” na expectativa de me livrar dessas desgramas e nada. Fiz em 2010 o tratamento, tinha 27 anos, e foi a melhor escolha da minha vida. Também tinha essas “internas”, doloridas, que deformavam meu rosto/corpo e que demoravam mais de semana para desaparecer. Meu tratamento durou 10 meses, tudo isso pq só no 8° mês elas decidiram diminuir (imagina o desespero de não dar certo. Litros de lágrimas!), no 9° eram poucas e no 10° sumiram. Ah… Qto ao “comportamento”, eu tive que me mudar, pois dividia apê com um amigo, e sentia a imensa vontade de jogá-lo pela janela! (Ok, já tava com vontade de mudar, o tratamento só acelerou o processo!) Quanto aos conselhos, creio que vc tá fazendo tudo direitinho. Bepantol na boca (e mucosa do nariz, simmmm!), usei o balm da Nívea, aquele azul escuro (é o melhor), colírio potente, e para a pele do corpo, pois a minha parecia que tinha queimado com ácido (coisa horrivel!), usei o Cetaphil da Galderma (foi o unico que me salvou). E sim, creio que dá p ficar uns 15 dias sem lavar o cabelo… kkkkkkkkkkk! Acho que fiquei uns 10… considerando que já lavo a cada 5 dias (cabelo muiiiiiito seco). Eu fui tão educadinha que as enzimas do meu figado até melhoraram! kkkkk! (Eu não bebo, mas amo um churrasco… hahahahah!). Minha pele antes era tão terrível que nem mosquito pousava e já escorregava, hoje é normal (com pouquíssima oleosidade no calor e tendencia a seca no inverno). Espinha aparece as vezes, mas nada absurdo, e somem em 2 dias… Roacutan mudou minha vida… e na torcida da sua mudar também! Bjs!!!!

    • Que coisa boa ler histórias como a sua. A minha já melhorou muito! Saio de casa de manhã e quando volto ainda tenho dignidade. Estou super feliz.

      Vamos ver como será sem ele 🙂

      Beijão

  • Usei Roacutam depois de varias tentativas frustradas de outros medicamentos e funciona, a acne nunca mais volta e usei com 38 anos ……foi a melhor coisa que fiz.

  • Vários amigos meus já fizeram o tratamento com roacutan e a pele fica outra coisa. Casos graves mesmo de acne severa e o medicamento resolveu.
    Apesar dos efeitos, vale a pena consultar o médico e tomar se você sofre de acne

    • O médico é quem avalia se é ou não o caso de usar um medicamento com tantos efeitos colaterais. Essa é a melhor parte desse remédio, ele funciona, mas é muito controlado então não é algo fácil de se conseguir.

      Mas sempre vale a pena procurar ajuda.

      Bjss

  • Oi tamy. Tomei esse santo remedinho tbm no segundo semestre do nao passado. Como minha vida melhorou. Acabei o tratamento em janeiro. E as vezes, se eu lascar na alimentação, ainda aparecem algumas espinhas, mas ainda faco acompanhamento. Tbm senti mtas dores nas articulações, cheguei a procurar um ortopedista e so depois de mtos exames lembrei de contar a ele sobre o roacutam. Pronto tudo esclarecido huhuu. Sobre a secura, ja comece a hidratar as pernocas e todo o resto,mesmo que nao tenha dado nenhum efeito ainda. Tenho a pele oleosa e sou do tipo que nao vive sem hidratante e protetor e ainfa assim depois de uns 3 meses minhas pernas e bracos comecaram a ficar cinzentos. Eu tomava banho,passava um óleo corporal e ainda passava o hidratante e ainda assim qnd passava a unha na perna ficava cinzenta. Ate meu cabelo que é super oleoso ficou seco. Lavava 1 vez por semana e hidratava tbm. Mas isso ai deu duas semanas fo fim do remedio e ele voltou ao normal kkkkkkkkk tem algumas coisas que sao chatinhas mas pode ter ctz que vale a pena o “sofrimento”. Boa sorte

    • Minha pele do corpo está normal. Eu fiquei com medo porque achei que iria ressecar muito, mas até agora está bem.
      Vamos torcer!

      Bjss

  • […] transformar o acabamento em matte/fosco. Embora eu ame batons foscos, estou fazendo tratamento com Roacutan (conto tudo aqui) e como os lábios ressecam muito, demorei a ter condições de testar. Porisso peço para que […]

  • Tive uma adolescência com espinhas mas nada anormal, elas eram poucas e sumiam rápido. Aos 19 anos, porém, meu rosto explodiu de espinhas, parecidas com as suas mas no rosto todo. Não tinha uma parte da minha testa com um relevo normal. Foi horrível! Troquei de anticoncepcional, fiz todas as receitas caseiras da vida, tomei antibiótico e não funcionou, gastei rios de dinheiro com cremes dermatológicos, sabonetes, e nada dava jeito.

    Aí tomei roacutan por 6 meses. Minha pele ficou igual de bebê já no primeiro mês, foi inacreditável. Fora uma alteração no colesterol (que foi de normal para limitrofe) e a boca um pouquinho ressaca (usava um hidratante poderoso – epidrat lábios – que uso até hoje e recomendo) não tive nenhuma reação séria! Nada de olhos ressecados (e eu uso lente rígida), nada de nariz ressecado, nada de nada.
    O tratamento inteiro foi super tranquilo, minha pele nunca esteve melhor, até meu cabelo ficou igual seda haha.

    Esse ano é o quarto ano após o fim do tratamento, eu nunca mais tive espinha nenhuma (nenhuma mesmo!), nem cravos, nem nada. O resultado que tive com o roacutan foi impressionante. Espero muito que você tenha bons resultados como eu tive! =)

    • Quatro anos sem espinhas. Parece um sonho <3 tomara que funcione! <3
      Obrigada por compartilhar sua experiência.

      Bjs

  • Roacutan é vida! Parece bizarro falar assim de um remédio tão potente, mas ele salvou minha autoestima. Tive acne resistente nas bochechas e nem todos os remédios tópicos e antibióticos do mundo deram jeito. Fiquei receosa quando minha dermato indicou a isotretinoína, porque assim como a maioria, fiquei presa à lenda de que é o pior medicamento da Terra. Mas não é, se você fizer tudo corretamente.
    A pior parte realmente é o ressecamento intenso que ele provoca (nos lábios principalmente) mas Bepantol tá aí pra salvar nossas vidas. O resultado de fato é muito rápido, notei a melhora na minha pele logo nas 3 primeiras semanas de tratamento. Faz 2 anos que parei com o Roacutan e desde então, nunca mais tive ”acne pesada”. Espinhas aparecem, claro, principalmente no período menstrual, mas nada que não passe com pomadinhas.

    Você vai adorar, Tamy. Espero que o tratamento dê super certo 😉

    Beijos!

    • É vida sim! Só quem sofre com acne sabe o quanto ele pode nos deixar mais felizes mesmo com a boca ressecada e os outros sintomas 🙂

      Obrigada pela força, estou certa que vai melhorar. Já ajudou muito!

      Bjss

  • […] • Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 15 dias – início • Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 1 mês […]

  • […] • Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 15 dias – início • Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 1 mês • Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 2 meses […]

  • […] • Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 15 dias – início • Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 1 mês • Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 2 meses • Minha experiência com Roacutan / isotretinoína – 3 meses […]

  • Oi ,gostaria de saber por quanto que ficou os seus exames de sangue, para iniciar o tratamento?

    • Olá! Eu fiz pelo plano de saúde, então não tenho ideia do custo. Sorry =/

  • Oi Tamy, gostaria de saber se vc tinha alguma alteração hormonal pq dizem que acne na idade adulta geralmente está ligada a isso.
    Vou fazer 36 anos e de um ano para cá minha pele está horrível. Não posso usar anticoncepcional porque tenho miomas. Tentei de tudo neste ano e não resolve. Então estou pensando em fazer uso da isotretinoina. Mais gostaria de saber se mesmo para as mulheres adultas que possuem apenas hipersensibilidade aos hormônios masculinos este medicamento funciona também? Sua pele ficou lindabj

    • Olá Karina,

      Eu não tinha nenhuma alteração hormonal. Fiz exames muitos exames antes de chegar a essa decisão.
      Não sou médica, então não tenho como falar sobre hipersensibilidade e afins, o ideal é que você consulte um médico que estudará seu caso.

      Espero que encontre o que procura e fique com uma pele linda 🙂

      Bjss

publicidade

Histórico de posts