set 26, 2016
Tamy

México: Isla Holbox, um paraíso escondido

Isla Holbox é uma ilha pequenina que fica a noroeste de Cancún, na península de Yucatán. Com apenas 42km de extensão e pouco mais de mil habitantes, o acesso é apenas por ferryboat e para se deslocar nas estradas de areia por lá, é só a pé, de bicicleta ou com carrinhos de golf. Há pouquíssimos carros e eles se restringem à entrega de mercadorias.

Sem carros, sem grandes resorts e lojas como a vizinha Cancún, há poucos turistas e muitas paisagens de arrancar suspiros. A pequena Holbox ganhou meu coração entre as 5 melhores praias onde já estive. E olha que amo praia e já tive a sorte de pisar na areia (e também nas pedras 😛 ) de algumas das praias listadas entre as mais incríveis do mundo.

Vem comigo e dá uma olhada nesse paraíso:

Li em um blog que se existisse Oscar para pôr-do-sol, Holbox ganharia. Concordo plenamente! No final da tarde o céu e o mar se pintam de rosa e é possível ver flamingos e pelicanos voando. É tão lindo que faltam palavras para descrever.

A área fica dentro da reserva ambiental e área de proteção de Yum Balam, que protege a flora e a fauna típicas, com algumas espécies em risco de extinção. A ilha é famosa entre os amantes da vida marinha (eu eu eu \o/ ) por ser um ótimo ponto de avistamento do tubarão-baleia. Esse foi o principal motivo que me levou a Holbox, lá é possível nadar ao lado do maior peixe do mundo.

Diferente daqueles parques, cujo nome nem vale a pena citar, onde golfinhos e baleias são escravizados para deleite dos turistas, em Holbox a questão ambiental é levada a sério. Os tours se limitam a 10 pessoas por embarcação, o barco vai a 50km da costa em busca dos tubarões e quando eles são encontrados, as pessoas podem mergulhar em duplas, com um guia que fiscaliza para que ninguém toque no tubarão e nem atrapalhe seu caminho. Além do guia, percebi que também havia fiscalização do governo.

O tubarão-baleia pode chegar a 12 metros de comprimento e pesar 20 toneladas, apesar do nome e o tamanho impressionarem, ele é dócil e só se alimenta de plâncton. Como é todo pintadinho, é fácil enxergar da superfície e tentar seguir ao lado dele. Falo em tentar porque o bicho é muito rápido e meu fotógrafo – também conhecido como marido – não conseguiu 😛 por isso não tenho muitas fotos.

No mesmo passeio também é possível avistar golfinhos (livres e felizes), arraia jamanta, corais, peixinhos coloridos e o amado flamingo rosa <3

Se você gosta de aventura, o tubarão-baleia passa por Holbox entre junho e setembro. O melhor é agendar e negociar o tour quando estiver na ilha e se possível em espanhol, que custa mais barato 😛

Para quem gosta de tranquilidade, de acordar com o canto dos pássaros e ver o tempo passar devagar enquanto tenta contar os tons de azul do mar ou os pelicanos que nadam tranquilos, Isla Holbox é o paraíso escondido dos mexicanos. Já morro de saudade e planejo a próxima visita!


Look 037/2016:

• Top Authoria (comprado em brechó)
• Saia Antix
• Brincos Parco Design
• Óculos Riachuelo

• Maiô Salinas

4 Comments

  • que sonho.
    um dia vou <3

  • Lugar paradisíaco! Você arrasa nas suas trips 😉

  • Tamy, como sempre sou fã silenciosa rs
    Posso usar como ilustração dos meus textos imagens suas com a devida identificação do blog, por favor?
    bjs <3
    na pagina do face *embuscadesabedoria/luangele
    Vou lançar logo o meu e-book no amazon

    • Claro 🙂 se precisar de alguma foto com qualidade melhor, avise.
      O crédito do fotógrafo é Juliano Lorensi, ok?

      Bjs e sucesso!

publicidade

Histórico de posts