set 17, 2015
Tamy

Maquiagem pode causar alergia e até doenças

Contorno, strobing, mil técnicas para levantar o olhar, aumentar os olhos, ampliar os lábios e definir as sobrancelhas. Quem curte maquiagem já ouviu falar de pelo menos alguns desses assuntos.

O que nem todo mundo fala é que maquiagem pode causar alergias, obstruir os poros causando acnes, inflamações, micoses e até conjuntivite.

Confira algumas dicas para aproveitar a maquiagem a seu favor e manter uma pele saudável:

Dormir maquiada? Jamais!

Dormir maquiada é agressivo e prejudicial para a saúde da pele. Limpar e hidratar o rosto antes de dormir evita o acúmulo de particulas que podem causar irritação dos poros.

Confira o prazo de validade

Não é à toa que produtos de beleza vem com prazo de validade. Quando ele termina, o efeito dos conservantes diminui abrindo espaço para proliferação de fungos e bactérias que podem causar problemas.
Mesmo que o produto esteja na validade, cuidado com o armazenamento em lugar seco e fresco. Se a cor, a textura ou o cheiro estiverem alterados o lugar dele é no lixo não no seu rosto.

Lave seus pincéis

Há quanto tempo você não lava seus pincéis? Restos de células mortas, poluição e suor se juntam aos produtos em uma mistura perigosa. Aí você coloca esse pincel no seu produtinho lindinho e novinho, contaminando tudo e para terminar ainda aplica no rosto. Haja saúde para lidar com isso!
Lavar os pincéis é importante e o procedimento deve ser realizado toda semana.
E a esponjinha? Use por um tempo e descarte. Por que você acha que o pacotinho tem várias?

Não compartilhe com as amigas

Maquiagem é para uso individual. Nada de sair por aí compartilhando batons e bactérias 😛 Cuido especial para produtos para os olhos, que podem transmitir conjuntivite.
A mesma coisa vale para quem se maquia com profissionais. Verifique se os pincéis estão limpos e se os produtos utilizados (ao menos os aplicadores) são individuais. Na dúvida, leve sua própria maquiagem.

Em caso de alergias e outros problemas, procure sempre um médico. Nada de se automedicar, ok? Acne persistente também é motivo para uma consulta. Chega de esconder os problemas com mil camadas de produto, quanto mais saudável sua pele, menos você precisará da maquiagem. 🙂

Algumas dicas são do Dr. Eduardo Correa, diretor clínico do Dr. Agora.

5 Comments

  • Tenho que aprender mais com essas dicas! Ainda faço alguns do itens errados…

  • Ótimas dicas Tamy, arrasando nos posts como sempre.
    beijo

  • Também preciso rever algumas coisas, como por exemplo limpeza de pincéis, ando meio relaxada. Obrigada pelas dicas! *****

  • Não empresto e não divido nada com ninguém, sou super fresca com essas coisas!

  • […] A ONG escolhida pela Avon foi a The Nature Conservancy, que luta pela conservação ambiental. O valor é baixo, apenas R$0,02 por embalagem, mas já pensou juntar tudo que você, sua mãe e suas amigas tem em casa com o prazo de validade vencido? Além de evitar uma pereba um problema de pele, você ainda ajuda o planeta! […]

publicidade

Histórico de posts