mar 16, 2017
Tamy

Vídeo: O que é low-poo e co-wash? Por onde começar?

Você já deve ter escutado falar sobre alguns métodos diferentes de lavar o cabelo que andam fazendo o maior sucesso entre as cacheadas e onduladas: o low-poo e o no-poo, mas sabe do que se trata na prática? Talvez você tenha até pensado em fazer, mas acabou desistindo porque teve que relembrar as tenebrosas lições de química do Ensino Médio para desvendar aquele montão de compostos do que é liberado ou não?

Seus problemas acabaram! (ou talvez estejam apenas começando :p)
Fiz um vídeo falando sobre low-poo e no-poo (co-wash) e porque eles são tão bons para os fios. Dá uma olhada. 🙂

O que é low-poo e no-poo?

Sabe aquela espuminha maneira que dá uma sensação boa de limpeza quando você toma banho? Ela vem do sulfato, uma substância detergente que serve para limpar resíduos e impurezas como óleo, poluição, suor, pó, etc. Além de limpar, o sulfato também dá cremosidade e tem baixo-custo, por isso ele está presente em vários cosméticos. Os nomes mais comuns são lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio ou sodium laureth sulfate.

O problema do sulfato é que ele limpa demais, levando embora a oleosidade natural do couro cabeludo, a coloração (caso você pinte os fios) a hidratação e outras coisas que você gostaria que ficassem ali, mas não consegue controlar o quanto elas são retiradas. Por isso alguns profissionais recomendam que o xampu seja dissolvido em água antes da aplicação.

O sulfato também é ótimo para remover derivados de petróleo. Aí você vai dizer “mas Tamy, eu não tenho derivados de petróleo no meu cabelo!“. Sinto informar, mas talvez você tenha sim! E foi você que os colocou ali!

Depois do xampu cheiroso e cheio de espuma, você aplica aquele condicionador bacanudo e finaliza com umas gotinhas de silicone que deixam o cabelo cheio de brilho e controlam o frizz? Aí entram os petrolatos, derivados de petróleo que ficam depositados sobre os frios dando a aparência de brilho, saúde e uniformidade. Só que os petrolatos se acumulam e dão a sensação de cabelo “pesado” e sujo, aí só tem um jeito de limpar tudo isso: sulfatos.

Conseguiu me seguir até aqui? Ok, a parte tensa passou. Agora vamos para a prática:

Como nós adoramos finalizar os fios com pomadas, leave-ins e silicones, entramos em um ciclo infinito de aplicar petrolato / retirar com sulfato, que funciona bem nos cabelos mais oleosos, mas acaba com a vida das cacheadas, onduladas e de quem tem fios ressecados.

Low-poo e no-poo / co-wash são uma forma alternativa para limpar o couro cabeludo e os fios sem usar essas substâncias que prejudicam o cabelo.

LOW-POO: você pode usar xampus sem sulfato ou com sulfato “leve” (que não é tão forte) e usar finalizadores sem petrolatos ou com silicones que sejam solúveis em água (e que saem sem sulfato).

NO-POO: também conhecido como co-wash, você aposenta o xampu e passa a lavar o cabelo com um condicionador sem derivados de petróleo. Funciona lindamente para cabelos secos, é ótimo para quem pinta o cabelo e sofre com a cor desbotando a cada lavagem. Sou adepta há 2 meses e amo.

Quem tem cabelo liso também pode fazer?

Pode! O método é muito popular entre as cacheadas porque geralmente esse tipo de cabelo é seco e sofre muito com o sulfato, mas as lisas também podem fazer.

Preciso seguir o cronograma capilar para tentar o low-poo?

O cronograma capilar é outra técnica que está cada vez mais popular e ajuda a manter os fios saudáveis, mas são coisas diferentes. Você pode seguir o cronograma com produtos comuns ou com os “liberados”. Pode fazer low-poo seguindo o cronograma ou não, fica ao gosto do freguês.

Eu estou fazendo cronograma capilar e estou apaixonada! Falarei mais em breve.

E se eu usar um produto “proibido”?

A vida segue! Eu mesma uso sempre que vou retocar a raiz. Se você usou um finalizador com derivado de petróleo, é só lavar com um xampu comum com sulfato. Se usou um xampu “proibido”, basta seguir a rotina normal.

É verdade que o cabelo fica feio quando se começa a fazer low-poo?

Médio. Como eu falo no vídeo, os derivados de petróleo fazem uma maquiagem nos fios, dando a aparência de saúde, eles mascaram a realidade. Se for o seu caso, com o low-poo você deixará de maquiar os fios e pode notar frizz e opacidade. Por isso tantas adeptas do low-poo gostam do cronograma capilar, ele ajuda a devolver a saúde do cabelo.

Lavar o cabelo com condicionador não deixa o cabelo pesado?

Não se você usar o condicionador certo, sem petróleo. Alguns têm até agentes limpantes que ajudam no processo. Como eu disse antes, sou adepta do co-wash há 2 meses, costumo correr pelo menos 4x por semana e meu cabelo está bem limpinho e feliz.

Preciso comprar produtos caros para o low-poo?

Não. O queridinho de quem é adepto da técnica é o Yamasterol que custa em média R$ 5 (200ml), ele serve para lavar e hidratar.

Há produtos em todas as faixas de preço, porém alguns específicos para a técnica costumam custar mais caro, o que não significa que sejam os melhores ou que você precise deles. 🙂

Por onde começar:

Agora que conseguimos chegar até aqui sem precisar da tabela periódica, você deve estar se perguntando: ok e por onde eu começo?

Há dois caminhos possíveis: o preguiçoso e o trabalhoso 😛

Caminho preguiçoso: se você quer começar mas tem preguiça de verificar os produtos que tem em casa, pode ir a uma loja especializada e comprar produtos que tenham “sem sulfatos / petrolatos” no rótulo. Cuidado com os que dizem “liberado”, pois algumas vezes são liberados apenas para low-poo e não para co-wash. Algumas marcas tem uma linha completa de produtos liberados, como a Salon Line, outras tem todos os produtos liberados como a Lola Cosmetics.

Você também pode procurar pelos produtos que gosta em um grupo sobre o assunto no FB. (link no fim do post)

Caminho trabalhoso: você pode verificar se os produtos que você usa são liberados, para isso basta acessar a lista de proibidos e conferir os ingredientes da composição. Você também pode pesquisar nos grupos sobre low-poo do FB (link no fim do post).

Já tenho os produtos liberados, o que faço agora?

Antes de começar o low-poo ou o co-wash você precisará lavar seus fios com xampu comum para retirar os petrolatos. Se você usava muitos produtos de finalização com silicone, um xampu anti resíduos por de ser uma boa opção.

Depois de higienizar com xampu comum, você deve iniciar o processo que escolheu. Se vai fazer low-poo, pode pular direto para o condicionador/máscara liberado. Se vai fazer co-wash, pode condicionar e aposentar o xampu.

Pronto! Você é oficialmente uma adepta do low-poo / co-wash, siga em frente e não pire comprando mil produtos! Em breve falarei do cronograma capilar com óleos e outras coisinhas que funcionam melhor que muito produto caro 🙂

Links úteis:

Os links abaixo são super úteis e estão constantemente atualizados. Há também um app para Android chamado LOW E NO POO, com ele fica mais fácil pesquisar quando você quer fazer aquela compra por impulso mas não sabe se o produto é liberado 😛

• Lista de produtos liberados para low-poo

• Lista dos ingredientes proibidos para low-poo

• Grupo No e Low-poo iniciantes

• Grupo Amigas Cacheadas

• Sulfatos e petrolatos: por quê eles são ruins para a saúde e o meio-ambiente?

4 Comments

  • aiiii finalmente esse video!!

    • tami, como eu começo DE FATO? vi que precisa usar um que limpe e tire tudo de ruim. Qual produto exatamente eu posso usar pra isso? Qualquer shampoo limpeza profunda? (acho que não, né? rss) Help

      • Isso mesmo. Você pode usar qualquer xampu (se achar que tem muito produto com silicone no cabelo, é melhor usar um anti resíduos) e condiciona com um produto liberado. Depois é só seguir a vida, se for low-poo vc vai usar um xampu liberado + condicionador ou máscara liberados. Se for co-wash, só o condicionador resolve, mas se quiser vc pode usar outros produtos 🙂

  • Olá, boa tarde.
    Trabalho em uma agência de comunicação em São Paulo, e estou fazendo a atualização do nosso banco de dados. Gostaria de solicitar algumas informações do site. Poderia me informar o número de visualizações mensal, e a tabela de valores para anúncio em formato banner, ou formato matéria (publieditorial).

    Fico no aguardo,
    Atenciosamente,

Leave a comment

publicidade

Histórico de posts