set 3, 2015
Tamy

Dicas de economia para realizar o seu sonho

Sempre que viajo para algum lugar distante as pessoas costumam me perguntar se custou caro. Isso depende do que cada um considera caro. Quanto custa um sonho?

A verdade é que aprendi a economizar em itens que não me traziam tanta alegria para gastar naquilo que realmente traz felicidade. Levou um tempo, mas o método funcionou bem a longo prazo.

Não importa qual o seu sonho: viajar, fazer uma bela festa de casamento, comprar um carro ou uma casa. Economizar é o primeiro passo para realizar.

Capadócia

(Essa sou eu em 2014 vendo o nascer do sol de um balão na Capadócia, Turquia. Poderia dizer que foi o nascer do sol mais lindo que já vi, mas fico em dúvida porque em Machu Picchu foi emocionante também. Meu sonho é ter uma lista com vários lugares que me tiraram lágrimas e sorrisos ao nascer do sol e tiraram meu fôlego. Qual o seu sonho?)

Depois de lidar faturas que comiam quase todo o meu rendimento mensal, passei a me interessar e estudar o assunto. Agora divido algumas dicas que me ajudam a economizar e a gastar no que me faz feliz de verdade. Amo viajar, então meu exemplo será em diárias de hotel, mas para trazer as dicas para a sua realidade basta usar uma unidade de medida do seu sonho (parcelas da casa própria, itens do casamento, etc).

Preguiça é a uma grande inimiga da economia

Preguiça custa caro! Aquela preguicinha de caminhar algumas quadras acaba nos levando a estacionar no lugar mais caro ou pegar um táxi/ônibus. A longo prazo esses pequenos gastos podem somar quantias consideráveis. Tente mensurar esse valor em diárias de hotéis, almoços e outros gastos que envolvam seu sonho.
Vale mencionar que caminhar faz bem à saúde e ajuda a combater problemas como a celulite, então você também vai economizar em tratamentos estéticos e creminhos.

A preguiça de cozinhar também é vilã quando o assunto é economia. Alimentos preparados em casa são mais baratos e muitas vezes mais saudáveis. Você tem ideia de quantos pães caseiros é possível fazer com R$10? E o iogurte grego sem lactose (receita aqui), com o preço de um potinho você consegue fazer 1 litro! Deixar a preguiça de lado faz bem ao bolso e ao corpo. Trocar opções rápidas e fáceis como congelados e lanches custam menos e podem ser melhores para a saúde.

Machu Picchu

(Sol nascendo em Machu Picchu em 2013, fui uma das primeiras a entrar. Deixar a preguiça de lado e me alimentar melhor também me ajudaram a ter disposição para as longas caminhadas que as viagens exigem. Esse ano pretendo colocar mais lugares na minha lista. Visitarei o Camboja e a Tailândia)

Quanto você gasta com beleza?

Quantas diárias de hotel dá para pagar com um ano de manicure? E se somar a depilação?
Não costumo fazer as unhas em manicure porque não gosto de tirar a cutícula, então só empurro e pinto. Economiza tempo e dinheiro.
A depilação é uma escolha pessoal, mas dependendo da área que você gosta de depilar, dá para resolver com métodos caseiros.

Falando em gastos com beleza e outras coisinhas que mulheres adoram, passeios no shopping são um perigo! Principalmente quando bate a ansiedade ou a TPM. Shopping não é lugar para passear: você vai encontrar lugares melhores para tomar um café com as amigas ou um belo parque para caminhar. Shopping é um lugar para fazer compras, se você for até lá com outro objetivo, pode acabar gastando em algo que não precisava ou vai sair frustrada por não comprar algo que gostou.

Faça listas! Liste os itens que gostaria de comprar: roupas, calçados, acessórios e itens de beleza. Cruze sua lista com as peças que já possui e veja se é possível reduzir algo. Com ela em mãos (pode ser no celular) você conseguirá controlar melhor os impulsos consumistas e só vai comprar o que realmente deseja e combina com você.

Descadastre e-mails marketing e evite conferir novidades em lojas virtuais: todos os dias eu recebo e-mails de uma marca que adoro. Algumas vezes, além dos lançamentos, eles enviam cupons de desconto. Uma verdadeira tentação!
Se os e-mails e as lojas estão tentando te seduzir, controle-se!

Cuide da casa

Mantenha o armário organizado: organizar o armário dá uma visão clara do que você tem e isso ajuda a refletir se os itens da lista irão combinar com seu estilo e com seu acervo. Comprar uma peça incrível que vai precisar outras peças para combinar não é amor, é cilada!

Limpe sua própria privada: com a legislação trabalhista para empregados domésticos a vida de muitos brasileiros mudou e aos poucos nos aproximamos da realidade dos países desenvolvidos. Contratar alguém para limpar a casa custa cada vez mais caro e mesmo quem está disposto a pagar tem dificuldades em encontrar bons candidatos. Limpar a própria casa não é a treva e ajuda a economizar não só com diárias mas também em produtos de limpeza. Quando você faz faxina, sabe onde acumula coisas e acaba investindo o dinheiro de uma forma mais consciente.

De olho nas faturas

Confira sua fatura: aqui vale para gás, a água e todos aqueles itens do nosso dia a dia que podem fazer diferença no final do mês. Eu confiro todas as minhas faturas com cuidado e já tive muitas cobranças indevidas que foram regularizadas. Perdi as contas de quantas vezes minha conta no supermercado tinha itens a mais ou preços que não batiam com os divulgados.

Deixe o cartão de crédito em casa: já que estamos falando de faturas, não dá para esquecer do lobo em pele de cordeiro. O cartão de crédito é maravilhoso quando usado com sabedoria. Mas quem tem problemas com compras por impulso deve deixar o cartão em casa. Se o problema for mais grave e também acontece em compras online, aí o cartão deve ficar sob custódia de alguém de confiança (mães são ótimas para isso) e nada de salvar os dados no computador hein? Essa medida ajudou a baixar minha fatura em 90% (isso mesmo NOVENTA POR CENTO).

Essas são algumas técnicas que uso e funcionam bem no meu caso. O autoconhecimento é fundamental, ele ajuda a descobrir quais os comportamentos e hábitos que despertam o monstro gastador dentro de nós. Descoberta a causa, é mais fácil agir nas consequências.

Espero que esse texto lhe ajude e que você realize seus sonhos em breve! 🙂

12 Comments

  • Adorei seu post!
    Sou uma pessoa super econômica, daquelas que as pessoas perguntam como eu faço para ter tudo o que consegui ter sabe?
    Faço minhas unhas, limpo minha casa, passo minhas roupas, cozinho todo dia, sou a louca do jornal de oferta do mercado (dona de casa master!!!!! mas economizo muito por conta dos folhetos), hidratação para meus cabelos eu faço em casa..
    O que consigo economizar eu gasto com meus pequenos luxos, que são pequenos mesmo!
    Meu luxo maior é consegui me bancar sozinha com meu filho adolescente, pagar meu financiamento do ap e pagar escola particular para ele! è para isso que economizo todo mês, para conseguir ter um padrão de vida que se gastasse com essas bobagens eu jamais teria.
    Primeiro são as coisas fundamentais, contas importantes e do resto eu vou pegando promoções e comprando/fazendo aos poucos.

    Uma coisa besta, vendo avon e eudora…imagina a coceira que dá as promoções e mais o meu desconto??? Contei meus batons e vi que tinha 30 em fevereiro, desde lá parei de comprar batons, lápis, sombra e só estou repondo mesmo produtos de pele e rímel que acabam mais rápido e com essa economia voltei a fazer tratamento com a dermatologista, usando ácido para amenizar minhas marcas de acne, com essa economia de supérfulos acabo pagando meu tratamento básico sabonete+ácido+filtro solar. Obs: ainda não acabei com nenhum batom!!!!!
    Continue com posts assim, acredito que vai ajudar muita gente!

    Beijos

    • Poxa adorei! Vc falou uma grande verdade, tbm sou revendedora mas consumista incontrolável e esses dias tava dando uma olhada nos meus batons, tinha alguns q nem usava mais e inclusive estavam fora da validade!! Depois da limpeza geral ainda fiquei com 38! Mas vendo outros lindos por ai e querendo comprar! Preciso começar meu tratamento de acne e ainda n consegui, quer dizer vendo teu exemplo vi como foi próximo e o tanto de coisas que eu poderia ter se fosse mais controlada! Espero conseguir mudar pois amo viajar e quando vi esse post fiquei super empolgada! :*

  • Leitora assídua do DRT, além dos looks do dia <3 o que mais amo aqui são esses textos motivacionais e que nos fazem refletir sobre nossos atos, de verdade.
    Há um tempo já venho pensando sobre casamento e isso é algo que sempre foi caro, mas hoje em dia está tudo tão mais caro que dá dó de casar e casa? sem ôr. Daí que eu reparei que o banco tacou lhe uma anuidade absurda no meu cartão de crédito, fui tentar resolver, não conseguiram baixar, o que me restou foi cancelar ele e sinceramente? Foi uma das escolhas mais sábias que já fiz, eu sabia que se eu não cancelasse logo iria continuar consumindo o que desejo, mesmo que não haja a necessidade de ter. Então fiz isso, agora sei que as minhas despesas para o mês que vem estão bem menores desde que tive esse bendito.
    De verdade, deveria fazer mais posts como esse Tamy, as vezes é difícil cair em si e perceber que temos dificuldades de achar nosso ponto fraco e tentar mudar.
    Agora posso investir em coisas mais legais e melhor anotar tuas dicas e fazer com que os sonhos se realizem.

    Beijos <3

  • Ótimo post, Tamy.
    Vou casar ano que vem e PRECISO economizar. Mas ainda não dei aquele start, sabe? Gasto muito com essas lojas que tem cartão próprio e parcelam em 5x, sabe? Hahauha então o 1º passo é reduzir isso aí. Essa de deixar o cartão de crédito em casa é uma boa, fiz isso por um tempo e super deu certo. Preciso fazer novamente, já que auto controle não é meu forte.
    Beijosss

  • Ano passado fiz tudo isso, ainda faço algumas coisas. Coloquei na cabeça que ia fazer minha primeira viagem para o exterior, no caso NY, e economizei em tudo por mais de 1 ano. Viajei em Outubro, passei o Halloween la e me apaixonei.
    Esse ano a empresa divulgou uma nova política para as férias e eu acabei não sendo contemplada nas férias de 2015. Considerei férias o feriado de Corpus Christi, viajei com uma amiga e torrei uma grana. Mas acabei me enrolando com dívidas de outros compromissos e fiquei 3 meses sem colocar dinheiro na minha poupança “dos sonhos”. Esse mês consegui me segurar com o cartão e voltei a guardar dinheiro.
    Fazer listas de compras por mês é a melhor coisa na hora de economizar. Minha lista tinha uns 20 itens, mas eu nunca comprava tudo e no final percebi q muita coisa eu não precisava mesmo! Pesquisei sobre compra inteligente e comecei a investir em peças básicas que pudessem ser combinadas mais vezes com peças mais estilosas.
    Sou viciada em sapatos, mas só compro se me apaixono, hehe. Se fico pensando no sapato por dias, me imaginando usando ele com várias roupas e em diferentes ocasiões percebo que vale a pena comprar. Caso contrário deixo pra la e fico feliz por não ter comprado nada a toa.
    Outra coisa q me ajudou foi parar de comprar carne e derivados de lactose. Carne nunca me fez falta, então cortei de vez e a lactose descobri uma intolerância. Comecei a comprar legumes e vegetais e me surpreendi com a redução do custo das minhas compras do mês que foi de 40%. Sem contar que minha saúde melhorou muito, parei de pegar as famosas viroses e gripes e não gasto mais dinheiro com remédios, custo que chegava a 200 reais por mês.

    Enfim, foram pequenas mudanças que fizeram muito!

    Adorei suas dicas!

  • Que texto maravilhoso! Sempre fui uma pessoa econômica, mas atualmente venho repensando meu modo de vida e organizando minhas contas para ter noção dos gastos antes que o mês comece. Simplificar meu guarda roupa, minha alimentação e escolher locais para passeios onde o foco não seja comida ou compras me ajudou muito. Muito bom encontrar textos como esse. Parabéns!

  • Tamy, parabéns pelo post! maravilhoso!
    beijos

  • Amei esse post.. procuro ser bem econômica, pechincho, peço desconto, peço brinde kkkk
    Tenho um bloquinho que carrego na bolsa com todos os meus gastos, pra eu ter noção de quanto estou gastando. Quando tem um mês que a gente gasta menos que no outro é uma sensação ótima. 🙂

    • Tenho muita vontade de ter um bloquinho assim. Mas morro de medo. 😛

  • quero continuar buscando economizar para ir a Paris, a Orlando.. heheh 😉

  • Tamy sua linda! Que dicas ótimas, quero ser assim quando crescer! Rsrs vale muito a pena ter uma vida organizada e econômica mesmo quando se deseja realizar alguns sonhos! To tentando!!! Espero mudar hahaha beijos

  • pois é…tb limpo minha casa, faço minha unha, passo minhas roupas, não compro mais nada pra mim faz mais de 4 meses (fiquei sem presente de aniversário, natal)…mas mesmo assim, 2016 será um ano negativado no banco. explico: o sonho de mudar de um apto para uma casa.
    e pra isso, reformas foram necessárias e o dinheiro foi muito bem gasto =)

publicidade

Histórico de posts