fev 27, 2012
Tamy

Prós e contras do cabelo curto

O cabelo diz muito sobre a personalidade de uma mulher: lisos, cacheados, claros, escuros, longos ou curtos, eles são a moldura do rosto e parte fundamental na composição de um look. Hoje vamos falar de cabelos curtos. Outrora reservado  às mulheres mais velhas, os curtinhos estão ganhando força entre as jovens, ressaltando sua beleza e feminilidade de uma forma diferente da tradicional.

Se você está morrendo de vontade de passar a tesoura, confira os pontos positivos e negativos dos fios curtos e aproveite para se inspirar nos cabelos das famosas!

Prós:

É prático, não exige muitos cuidados e seca rapidamente;

Os gastos com produtos caem bastante, dependendo do tipo de fio não é necessário usar condicionadores ou máscaras;

• Nos dias quentes o pescoço fica fresquinho sem precisar prender os cabelos;

• Para fazer penteados, basta usar mousse ou pomada, uma pequena mudança no finalizador faz muita diferença, como é possível ver nesse post;

Tem a aparência de estar sempre arrumado, mesmo quando você não faz absolutamente nada (é meu caso em 85% dos looks);

É libertador! Só quem usa cabelo curto vai entender isso, mas note que dificilmente uma “curtinha” volta a ser “longa”).

Contras:

• Cresce muito rápido, necessitando de um novo corte entre 20 e 30 dias em média;

• Ao contrário dos longos, quando está sem corte fica péssimo e olhar pro espelho se torna uma tarefa difícil;

• A manutenção dos cabelos tingidos também tem que ser mais frequente logo, os gastos ($) são maiores;

• Durante o inverno (em cidades onde faz frio) as orelhas e o pescoço ficam gelados. Então é preciso investir em cachecóis, gorros, lenços e boinas;

• Como o pescoço e rosto ficam em evidência, é preciso ter mais cuidado com a pele dessas regiões, mantendo-a sempre hidratada, livre de acne e outros problemas;

É fundamental investir em um bom profissional que goste de cabelos curtos, isso pode custar (bem) mais caro do que “cortar só as pontinhas”.

 

Espero que esses prós e contras possam ajudar as indecisas na hora de cortar (ou não) seus cabelos. Estou preparando um post com dicas de finalizadores e cortes para diferentes formatos e rosto e tipos de fio (inclusive os cacheados). Aguardem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

57 Comments

  • amo cabelo curto, mas com a falta de tempo sempre acabo deixando crescer, meu cabelo já passou da altura dos ombros, mas não vejo a hora de passar a tesoura nele novamente e voltar a fazer meu moicano

  • É verdade… uma vez cabelinha, sempre cabelinha!!!

    Sem contar que encontrar alguém que corte o cabelo BEM e do jeito que você quer custa meio caro… mas não troco meu cabeleireiro corajoso por nada!!

    Tem um lado que eu não gosto, que são as mulheres que não gostam/não querem ter cabelo curto que ficam tentando me convencer que "mulher de cabelo comprido é mais sensual e feminina"… não acho que deixo de ser feminina por ser cabelinha, ou que perdi minha sensualidade quando cortei as madeixas…

    Beijos

  • eu acho lindo, mas tambem acho que tem que ter um rosto bem feminino, delicado, que nao é meu caso (nariz longo, labios finos).

  • Já tive o cabelo beeem comprido (na altura do quadril) e bem curto também (um "chanel" meio batido na nuca). Hoje uso um comprimento médio-longo, logo acima do busto, que acho que fica melhor com o tipo do meu cabelo (ondulado e volumoso). Mas é inegável que cabelo bem curto é super prático e tambem mais saudável, porque quando os fios começam a ficar feios e quebradinhos já está na hora de um novo corte.

  • Ay! Amei o post… Coragem para isso me falta totalmente!
    Nesse momento ando querendo mais um cabelão tipo "Blake Lively"….
    rs

    =*

    • Ah! Detalhe: make amorzinho nos olhos da loira da 1ª foto!
      Amo sombra/delineador puxando pro verde!

      E se for para ter um curtinho acho que eu escolheria o da Leandra Leal!
      Lindo demais!

  • Acredito que a mulher verdadeiramente bonita não precisa se esconder atrás de um cabelo enorme, como algumas ainda acreditam e não são poucas não.
    Em pleno 2012, ainda existe o mito de que a mulher só é feminina e sensual se tiver o tempo jogando suas madeixas pra lá e prá cá. Lamentável!

  • Tamy, adorei o post. E, de fato, cabelo curto é um vício. Quanto mais se corta, mais dá vontade de cortar! Tenho sorte de morar em Pernambuco, então nao sinto tanto frio nas orelhas e pescoço! hehe

  • O meu tá curto tem mais de um mês e tô amando… Apesar dos contras, os prós são maiores… Vou demorar para conseguir usar ele comprido denovo.. A liberdade do curto não se compara!

  • Eu sou gordinha e tenho o cabelo cacheado. Há dois anos atrás ele era assim: http://migre.me/84x5i
    Só que eu só o deixava solto quando tinha alguma ocasião para ir. Daí, tem uns 2 anos que eu fui encurtando, encurtando, até deixar assim: http://migre.me/84xjL.
    Na verdade, por falta de tempo ele está quase na altura dos ombros.

    Enfim… eu amei ter cabelo curto e quero mantê-lo, apesar de ter que lidar com as críticas daqueles que falam que é pra eu deixar o cabelo crescer de novo e blá blá blá… inclusive minha mãe e irmãs.

    Excelente post, Tamy, como toda!

    • Ooops… como todos!

  • Eu sou suspeita em falar qquer coisa sobre cabelo curto… Nem lembro quando cortei a primeira vez, já tentei deixar crescer, mas sempre desisto…
    Simplesmente amo a praticidade do cabelo curto….

  • Eu estou deixando os meus cabelos crescerem o máximo que eu consigo (ele já ultrapassou o meio das costas), pq quero cortar ele curtinho.
    E como sei que a maioria que corta cabelo curto nunca mais volta ao longo, estou aproveitando agora pra fazer mega tranças e penteados pq sei que depois de cortar, nunca mais vou querer passar pelo trabalhão que passo hoje.

  • Um viva a inclusao dos cachos no post !!!! hahahaha
    pq os cacheada e curta é o que há de bom nessa vida! o/

    • Super concordo rs

  • Nossa tamy… Eu sou a doida do cabelo…..explico……quando ela tah curto eu quero comprido e quando tah comprido eu quero curto………..no momento estou vivendo dias de desespero pois ele estah bem na altura do ombro com uma franja horrorosa caindo no olho…….e quero ele grandaaaaao denovo!!! Soh vamos ver ateh quando…….rsrsrs

    no mais o cabelo curto eh liiiiiiiiiiiindo (assim como o comprido) e eu o considero super mais sensual que o longo!!!

    bem eh isso…..

    desculpa o pequeno desabafo…….

    bjssssssssss

    • meu nome e nilza tenho os cabelo crespo e esta todo estragado e estou a fim de caortar bem curtinho mas estou com medo acho que vai ficar uma chuba de leao

    • oi e melhor voce deixar como esta porque esta chegando o revenhon voce com uma roupa branca e cabelos caindos nos olhos vai arrasar

  • Adorei o post, sempre dou total apoio às defensoras dos curtinhos já que eu sou uma adepta há alguns anos e inclusive já raspei tudinho tudinho, fiquei careca e A-DO-REI o resultado, mantenho até hoje.
    Pra quem quiser ler um pouquinho mais sobre os dilemas das “curtinhas”, sugiro que dêem uma olhadinha nesse pequeno manifesto que escrevi há algum tempo:

    http://fashionshooters.blogspot.com/2011/08/o-dominio-ditatorial-do-cabelo-longo.html

    É isso, meninas!
    Grande beijo à Tamy e às amigas comentaristas! =*

  • às vezes tenho saudade do meu cabelo comprido… principalmente quando ele não se arruma de forma alguma…
    Mas sem dúvida cabelo curto da um ar muito mais moderno, eu mesma estava enjoada daquela cara de camponesa!!! :)

  • adorei o post suuuper me identifiquei hihih.
    Mil vezes os Prós!!! o/
    não sei se terei novamente cabelos longos.

  • acho lindo cabelo curto, mas nos outros, a única vez que criei coragem e cortei curto (igual ao da katie holmes) eu me senti tão estranha que fiquei com trauma, não adianta agora não corto mais, no meu caso é olhar com os olhos e lamber com a testa =(

  • Eu acho super estiloso cabelo curto, mas mexo nos meus longos fios roxos por nada XD

    • Não mexo*

  • Estou há mais de um ano com cabelos bem curtinhos e cada dia amo mais. Não preciso mais de secador, nem pentear o cabelo, hahaha. E meus shampoos duram uma eternidade.

    beijos

  • Ai cabelo curto em mim não rola! Eu amoooo cabelo longo, amo fazer penteados e tranças, o mais curto que já cortei meu cabelo foi na altura dos ombros! hehe mas admiro que tem a coragem de largar um cabelão pra virar adepta aos curtinhos!

  • Nunca mais vou deixar o cabelo crescer amiga, isso é um fato!

    Bjossss

  • Meu cabelo é de curto pra médio e a única vez que eu deixei ele crescer mais, odiei. ahaha
    No meu caso, o maior contra é que ele cresce rápido demais e fica sem corte. Então, eu tenho que sempre fazer a manutenção, o que acaba sendo caro. Mas depois que achei O cabeleireiro, nunca mais abandonei também. Acho que cabelo curto definitivamente não é pra qualquer uma… E adoro.

  • ah…às vezes penso em dá a loka e corta…
    da última vez q cortei…ousei, cortei bem mais do q de costume rs
    adorei, mas já quero cabelão de novo, mesmo com todo calor pernambucanoooo

    [=

  • Já tem 2 anos, mais ou menos, que cultivo um curtinho bem legal. Meu cabelo é crespo, cacheado e a raiz é bem inchada, maaaas, ao contrário do que dizem, dá pra sair na rua com ele hehehe Cabelo curto ensina a gente a ir mais ao salão, a se cuidar mais, acho. Depois que o cabelão ficou "inho", sempre vou cortar, hidratar ou fazer algo pra baixar a juba. Hoje meu cabelo tá muito mais saudável e pareço ter realmente ter 23 anos (antes parecia ser maaaais velha) o/ Cabelo curto é o que há!

  • Tenho o rosto fininho, então se deixo o meu cabelo longo de mais meu rosto some! Solução: passei a tesoura!! E é a mais pura verdade, uma vez curtinha sempre curtinha, desde a primeira vez q cortei ele nunca mais voltou a ser longo, e sempre que vou cortar eu diminuo um pouco. Apesar dos contras eu amo meu cabelo curto!

  • Eu amo cabelos curtos!
    Mas com a minha cara de bolacha, é melhor ficar nos médios mesmo.
    Eu sou uma curta que está voltando a ser longa. Hehehe.

    • Dá pra usar cabelos curtos mesmo com "cara de bolacha". Basta saber escolher bem o corte.
      ;)

  • Legal o post, Tamy! Tbm faço parte do time. Sinto que depois que comecei a usar um corte mais curto, a aparência dos fios melhorou muito, ele quebra e resseca menos. Acho tbm que o corte confere modernidade e descontração ao look, já disseram pra mim que com cabelo curto fico com a cara menos séria, hehe… mas tem razão quanto aos contras, a manutenção do corte acaba saindo meio cara por conta da frequência maior.

  • até os 21 anos eu tive cabelo pela cintura. desde então, fui cortando e hoje uso bem curtinho. AMO e não consigo mais deixar crescer, só vejo prós!
    é muito mais versátil, pode lamber com gel ou aumentar com um aplique, na pior das hipóteses. é moderno – pessoalmente, meu estilo não comporta uma "cara de camponesa", como disse a menina aí em cima. pavor de cabelo normal. hahaha
    já fui chamada de cabelinha, de mísera, mas quer saber? não volto ao comprido nem com reza.

  • Nesse calor aqui de BH, já pensei inúmeras vezes em cortar o cabelo, mas quem disse que o namorado deixa?

  • é uma sensação de liberdade sem igual haha

  • Fato! A maior verdade é que para fazer um corte desses sem errar temos que investir em um bom profissional, e o custo sempre é maior, mas vale muito a pena, não troco meu cabelo curtinho por nada, mal vejo a hora de cortar novamente…
    Bjos, adorei o post Tamy!

  • cortar é uma libertação! meu namorado não gosta, me enche a paciência, mas vou cortar beeeeeem curtinho de novo depois do casamento. afinal, ele tem que me amar como eu sou. e só dá pra alguém me amar se eu me amar primeiro.

  • Além disso, o corte curto tem sempre um "quê" de modernidade e estilo sem ter que se esforçar tanto no look.

  • Eu sou uma curtinha que creio que jamais voltarei a ser longa! E usar cachecol e boina não é ponto negativo!
    Liberta sim! E muito. O chato mesmo é realmente com o profissional, esse sim considero negativo.

    A Vitória Beckham e a Keira Knafehfwenffaweh (o sobrenome dela é muito difícil,) são minhas musas inspiradoras. Cortes muito lindos!javascript: postComment(0);

  • Cabelo curto sempre foi minha paixão, mas nem tenho um formato de rosto que combine com um corte assim. Fico só na vontadezinha mesmo. =/

  • cortar é uma libertação! meu namorado não gosta, me enche a paciência, mas vou cortar beeeeeem curtinho de novo depois do casamento. afinal, ele tem que me amar como eu sou. e só dá pra alguém me amar se eu me amar primeiro.

  • Que engraçado! Venho pensando em cortar meu cabelo curto “novamente”…….Domingo assisti a uma reprise do programa Super Bonita da GNT, e qual era o tema? “Super Curtos” com depoimentos legais e Maria Paula dando dicas. Ok me decidí, gosto também dos curtos no inverno pois consigo abusar de acessórios no pescoço e cabeça, já no domingo a noite liguei para minha amiga e cabelereira agendando um horário. Veio então a dúvida: QUAL CORTE? No momento estou apaixonada pelo visual da Letícia Persiles para essa nova novela da Globo. É um cabelo não tão curto e com fios desfiados o look dela é com o cabelo meio que cacheado como o meu, é um chic despojado. Acho que vai dar super certo, estou ansiosa. Gosto de mudanças.

    Bjs Tammy

  • Amei o post! E justamente tenho pensado em voltar a ter cabelo curto… Já tive, gostei muito e agora tô encarando o desafio de deixar os fios chegarem à cintura pela primeira vez. Mas a vontade de radicalizar aumenta a cada dia hehe… Seu corte atual tá lindo demais e me inspirando bastante!

  • Amo cabelo curto, sou adepta a uns 3 anos, mas já cansei dele curto e agora vou tentar… deixar ele crescer, pois como você disse devido a comodidade fica difícil voltar a ter o cabelo longo depois de se descobrir os prazeres dele curto. Bem… enquanto o meu não cresce fico ansiosa pelos próximos posts sobre os curtinhos.
    Amei o texto!

  • cada corte mais lindo que o outro..
    but, prefiro investir pra que o meu cabelo cresça.. meu sonho ter cabelão.. nunca tive!!

  • Amo e sou adepta já faz tempo! Cabelo longo nunca mais! rs… Muito bom post!

  • Ontem mesmo passei a tesoura no meu está curtinho e confesso que é beeem mais prático na hora de cuidar e como não tenho tempo ne paciência para ficar horas me dedicando as madeixas longas as tesouradas foram uma ótima opção e além disso fiquei com um aspecto mais jovial e o maridão aprovou o novo look rs !

  • [...] Para as mulheres que pensam em cortar curtos os cabelos (semana que vem começa uma novela com uma protagonista cabelinha, o que pode ser um fator motivador!), resolvi fazer este texto sobre prós e contras de cabelos curtos. Li um texto exatamente com a mesma temática mas tenho alguns complementos a adicionar na lista e uns comentários adicionais, então este texto aqui é pra isso. Se quer ler o texto que inspirou este aqui, clique aqui. [...]

  • [...] Prós e contras do cabelo curto, no De Repente Tamy [...]

  • [...] A Tamy explicou os prós e contras de ter cabelo curto no De Repente Tamy [...]

  • Acho que também é difícil de voltar a ter o cabelo comprido porque não aguentamos a fase "nem curto nem comprido" que o cabelo fica. ódio mortal hahaha

  • Tenho cabelo curto desde 2009, sempre penso em deixar crescer de novo, mas não tenho paciência de esperar já que sou louca por mudanças hahhahaha. Não adianta, sou apaixonada por um curtinho.

  • Oi, você não teria fotos desse tipo de corte, mas com pessoas de rosto redondo, ou cheinhas?
    Porque todas das fotos acima ficaram ótimas, e até sinto super vontade cortar, mas nem sempre fica bem pro meu tipo de rosto =/
    Obrigada ;)

  • [...] ? Para quem também está nessa vibe junto comigo, a Tamy listou os prós e os contras de cabelos curtinhos. É bom para sabermos decidir! A Eliana do Galochas Roxas separou um episódio [...]

  • Usei o cabelo curtinho muito tempo e amava… agora resolvi deixar crescer, mas já cortei a franja, já repiquei… meu destino é com a tesoura, rs!

publicidade

Histórico de posts

Bloglovin

bloglovin